Coonai, Amanco e Banco do Brasil lançam Plano de Aquisição de Equipamentos para Irrigação

A parceria, inédita no setor cooperativista, vai priorizar os pequenos produtores

Um coquetel marcado para o dia 30 de janeiro, às 20h, no Buffet Spazio de Franca (interior de SP) marcará o lançamento oficial do Plano de Aquisição de Equipamentos para Irrigação. Na ocasião, representantes da Amanco, Banco do Brasil e Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonai), de Brodowski (SP), assinarão um documento firmando a parceria que dará possibilidade aos cooperados, a maioria formada por pequenos produtores, de adquirir equipamentos de irrigação com preços e prazos de pagamentos diferenciados.

O acordo garante prazo de 36 meses com taxas de 8,75% a.a. com recurso financeiro liberado pelo Banco do Brasil. A princípio serão disponibilizados R$ 500 mil, mas de acordo com ....., ....da Amanco, caso a procura supere este valor, é possível ampliar a verba. Para o produtor ter o financiamento aprovado é necessário ter o plano técnico, que será elaborado pela equipe da Coonai.

Os equipamentos poderão ser de qualquer linha: café, laranja, etc. Mas Marcelo Avelar, superintendente da Coonai, acredita que a maior procura deverá ser para a irrigação de pastagem, já que o leite é o principal produto comercializado pela cooperativa. “Apesar de toda a chuva que tem caído na nossa região no início deste ano, não podemos esquecer que agora é o momento certo dos produtores se prepararem para a seca e investirem em irrigação”, afirma Marcelo.

O superintendente alerta que o período de chuvas termina no final de março, mas até o final de maio na região de Franca e Ribeirão Preto a luminosidade e a temperatura continuam ideais para o crescimento do pasto, que somente sofre nesta época com a falta de água. “Se o produtor tiver irrigação e fizer um sistema de pasto rotacionado, vai conseguir estender o período de aproveitamento do capim, economizando em ração (silagem), que aumenta o custo de produção”, esclarece. Com irrigação, somente nos meses de junho e julho é que o pasto fica ruim porque a luminosidade e a temperatura não são adequadas, mas a partir de agosto já dá para voltar o gado para o pastejo. Com sistema de pasto rotacionado irrigado, é possível criar acima de 10 cabeças por hectare.

Mais releases

Ana Cândida Tofeti
Outras Palavras Projetos de Comunicação
(16) 3610-7817
(16) 9128-9419


Todos os direitos reservados
Cooperativa Nacional Agro Industrial