Coonai lidera campanha de incentivo ao consumo de leite pasteurizado

A Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonai), de Brodowski, região de Ribeirão Preto (SP), vai liderar em novembro uma campanha na região nordeste do Estado de São Paulo para incentivar o consumo do leite pasteurizado, conhecido popularmente como “barriga mole” ou de “saquinho”. De acordo com Eduardo Lopes de Freitas, presidente da Coonai, o leite pasteurizado traz mais benefícios para a saúde, principalmente por não ter conservantes.

"A campanha tem como objetivo esclarecer os consumidores. Colocaremos outdoors, jingles e spots em rádios e distribuiremos panfletos nos pedágios e nas cidades da região. Com as denúncias de adulteração do leite tipo longa vida, ou UHT, de algumas marcas, esta iniciativa torna-se mais importante para que o consumidor fique bem informado e não deixe de consumir o leite puro e saudável que tanto bem traz à saúde, em razão de um problema pontual", explica Eduardo.

A grande diferença entre o leite pasteurizado e o longa vida está na superioridade do valor nutricional do leite pasteurizado. De todos os tratamentos térmicos existentes na industrialização do leite, a pasteurização é a que menos altera a sua composição natural (vitaminas B1, B2, B6, B9, B12 e C, sais minerais e proteínas), além de manter os lactobacilos vivos. É por isso que o leite pasteurizado é considerado o leite natural mais nutritivo depois do leite materno.

O leite pasteurizado, caso sofra adição de produtos químicos, esta é mais facilmente percebida. "O leite pasteurizado é vendido ‘fresco’ e tem validade de no máximo quatro dias. Qualquer adulteração em sua composição é facilmente percebida porque o sabor e a coloração mudam. No leite UHT, a adulteração pode passar despercebida pelo consumidor porque existem várias maneiras de mascará-la, sem alteração no sabor ou no paladar, mas a grande vantagem do leite pasteurizado está em você consumir um produto com um valor nutricional superior.", analisa.

A Coonai está no mercado desde 1941 e tem tradição no setor lácteo. Atualmente conta com 1.4320 cooperados, distribuídos em 57 municípios de São Paulo e Minas Gerais. A captação diária de leite da cooperativa fica em torno de 100 mil litros, que são destinados à fabricação de leite pasteurizado, leite pasteurizado tipo B, e leite cru refrigerado (vendido para outras empresas do setor).

Em 2007, novos produtos foram lançados com a marca Coonai: Bebida Láctea, em vários tipos de embalagens e sabores, e requeijão, integral e light. A cooperativa continua beneficiando e disponibilizando no mercado duas marcas de café torrado e moído, a Larezza e a própria marca Coonai. Também neste ano muitos projetos inovadores foram lançados em parceria com importantes organizações para fortalecer os cooperados através de assistência técnica. Entre eles o Projeto de Viabilização da Pecuária Leiteira, em parceria com a Secretaria da Agricultura e SAI, e o Projeto com o Sebrae, oficializado em outubro de 2006, que está trazendo muitas conquistas e ganhos de produtividade e custo/benefício para os produtores. "Nossa marca está cada vez mais competitiva, vencemos licitações importantes como os vários lotes do Programa Viva Leite do Estado de São Paulo e ainda conseguimos maior aproximação e envolvimento com o nosso produtor, razão de ser da cooperativa", avalia o presidente.

Ouça aqui o jingle da campanha


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